Dicas para acabar com as Dívidas do seu cartão de crédito
março 15, 2022
O ciclo de dívidas com cartão de crédito costuma ser interminável para muitas pessoas: você usa o cartão porque não tem dinheiro, aí paga a fatura e fica sem dinheiro novamente, então precisa voltar a usar o cartão.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Serasa Experian, os gastos com cartão de crédito comprometem, em média, quase 30% da renda dos brasileiros.
Além disso, quanto menor o salário, maior a porcentagem — os consumidores com renda de até R$ 1 mil por mês têm mais de 60% desse valor destinado a gastos com o cartão, segundo o levantamento.
É por isso que é preciso ter cuidado ao usar esse recurso. Até porque, se na data de pagamento da fatura você não tiver o dinheiro suficiente, as dívidas vão se acumulando.
1. Organização financeira é a palavra de ordem
Se você está buscando como sair das dívidas, principalmente as relacionadas ao cartão de crédito, vai precisar se debruçar sobre todas as suas contas para entender o que pode ser feito para economizar mais.
Além disso, apenas será possível quitar a dívida com o cartão de crédito a partir do momento em que você tiver clareza sobre qual a sua renda mensal, quais são todas as suas despesas variáveis e fixas, e quais são os gastos supérfluos que podem ser cortados para que você consiga acabar de vez com os gastos altos com o cartão.
2. Pare de usar o cartão (mesmo que temporariamente)
Pare de criar dívidas. Nesse momento, você precisa se reorganizar e novas contas não vão te ajudar nisso. Por isso, deixe o cartão de crédito guardado, longe da sua vista, mesmo que seja apenas por algum tempo.
Também não tente emitir novos cartões de crédito. É possível que você acabe criando uma “bola de neve” com a quantidade de parcelas e dívidas em diferentes cartões, o que deixará a sua vida mais complicada. Caso você não consiga, limite ao máximo o uso do cartão apenas em situações extremamente necessárias.
3. Estabeleça um teto de gastos no cartão de crédito
Considerando que você realmente precise usar o cartão de crédito, tenha em mente que, via de regra, o ideal é que suas despesas com créditos, desde todos os cartões de crédito em si a empréstimos e financiamentos, não comprometam mais de 30% da sua renda.
Sim, é isso mesmo: a soma de tudo não deve representar mais do que esse percentual. Confira quais são os 6 principais tipos de crédito que existem e como usá-los com sabedoria.
Manter as despesas dentro desse limite é fundamental para acabar de vez com as dívidas com cartão de crédito e te tirar do ciclo interminável que não te deixa nem sequer guardar o mínimo de dinheiro para o seu futuro.
Faça suas contas e reveja os gastos para que esse teto seja respeitado, por mais difícil que seja. Lembre-se que a recompensa no futuro será muito melhor: uma consciência tranquila e livre de pendências financeiras.