Aprenda na prática como fazer um pix usando o limite do cartão de crédito em 2023

Aprenda na prática como fazer um pix usando o limite do cartão de crédito em 2023

março 24, 2023 Off Por admin

 

Com o avanço das tecnologias, o sistema financeiro brasileiro vem se modernizando e uma das recentes inovações foi o PIX, que revolucionou as formas de pagamento no país. Usar o PIX para transferir ou receber dinheiro já faz parte do dia a dia da maior parte dos brasileiros, não é mesmo?

 

Hoje, o PIX, Sistema de Transferência Instantâneas, já ultrapassou o número de transações feitas via DOC ou TED, e muitas pessoas já fazem uso dele. Mas, ainda surgem dúvidas sobre suas funcionalidades. Então, continue a leitura e saiba como aproveitar o PIX com cartão de crédito, entre outros benefícios dessa forma de pagamento.

 

As fintechs, como o Nubank, chegaram para revolucionar o mercado bancário. Inicialmente, ampliaram o acesso aos serviços financeiros mais comuns, mas agora contam com um portfólio de produtos mais sofisticado oferecido aos clientes. Desta vez, Nubank anunciou que permitirá usar o limite do cartão de crédito para fazer transferências via Pix.

 

O que é Pix ? 

 

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo sem custo para o usuário pessoa física. A chave Pix de uma pessoa funciona como um apelido da conta corrente. Dessa forma, em vez de ter que passar seu banco, número da agência, código da conta, CPF e nome completo, basta informá-la.

 

É possível escolher seu CPF, e-mail, número do celular ou sequência aleatória de números (gerada pelo BC para cada transação) como sua chave Pix para receber ou transferir pagamentos.

 

Tem como fazer Pix com cartão de crédito ?

 

O Pix com cartão de crédito foi criado para ajudar os clientes que querem fazer um Pix, mas que não têm saldo na conta bancária. Ele funciona como uma espécie de empréstimo.

 

Dessa maneira, você pode fazer uma transferência de qualquer valor a qualquer momento. Contudo, desde que não ultrapasse o limite do cartão de crédito. Isso acontece porque o valor utilizado por Pix é descontado na fatura mensal do cartão. Além disso, pode parcelar em até 12x no cartão em algumas instituições.

 

O dono do cartão deve pagar o valor que utilizar dentro da data de vencimento já acordada. Caso contrário, deve arcar os com juros e multa por atraso. Tudo isso pode ser feito no celular de forma prática, assim você não deixa de aproveitar promoções ou pagar cobranças pendentes.

 

Como escolher um cartão de crédito pelas vantagens dele

 

Na prática, a novidade funciona como uma modalidade de financiamento, ou seja, envolve taxas de juros e aquisição de dívida. Por outro lado, pode ser uma estratégia vantajosa de acumular milhas com os pontos do cartão de crédito. A partir de agora, saiba tudo sobre novo produto para avaliar quando vale a pena fazer Pix com o empréstimo do Nubank.

 

Como fazer Pix com cartão de crédito ?

 

A imagem mostra uma mulher segurando um cartão de crédito com o intuito de usá-lo para fazer um Pix.Uma das vantagens de usar o seu cartão de crédito para fazer um Pix é não depender de análise de crédito.

 

Usar o limite do cartão de crédito para realizar um Pix tem como grande vantagem a facilidade. Sem depender de análise de crédito, utilizando o limite do cartão de crédito que já tem o cliente pode fazer pagamentos instantâneos para resolver situações emergenciais.

 

No Nubank, o limite do cartão de crédito para pagamento via Pix pode ser selecionado no aplicativo após tocar em “Pagar”, depois em “Pagar Pix com QR code” e “Ler QR code”. Após ler o QR code, é possível escolher o pagamento com o cartão de crédito.

 

Com o uso do Pix, o cliente pode realizar pagamentos à vista, o que dá, eventualmente, oportunidade de conseguir um desconto. Além disso, o financiamento dispensa a análise e a aprovação da compra, como ocorre com o cartão de crédito.

 

“O empréstimo pode ser interessante para quem prefere utilizar o cartão de crédito para acumular pontos ou até mesmo em situações emergenciais”, comenta Gustavo Gorestein, cofundador da fintech BX Blue.

 

Quais são as taxas e impostos envolvidos ?

 

A imagem mostra um homem segurando um smartphone, servindo para ilustrar a matéria sobre como fazer Pix com cartão de créditoPensando em como fazer Pix com cartão de crédito? Então é importante saber sobre as taxas e impostos envolvidos.

 

O Pix com o limite do cartão de crédito tem os custos de um crédito tradicional, com cobrança de taxa de juros e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Os juros podem chegar a 10% ao mês, enquanto o IOF varia de 0,38% a 3,38%.

 

Se no Pix tradicional o valor é debitado na hora da conta do consumidor, pelo empréstimo a cobrança com juros chega futuramente. Isso não significa, porém, que o crédito é uma renda extra.

 

Risco de dívida

 

As dívidas no rotativo do cartão de crédito atingiram o maior valor em oito anos, de acordo com o Banco Central. O Pix com o limite do cartão de crédito pode gerar descontrole no orçamento se usado indiscriminadamente. “Se, de maneira indevida, você acrescenta a possibilidade de fazer pagamentos com isso pelo Pix você agrava a situação”, alerta Filipe Ferreira, diretor do ComDinheiro.

 

Se o consumidor não quitar a fatura do cartão de crédito integralmente, arcará com taxas de juros acima de 300% ao ano, o que pode virar uma “verdadeira bola de neve”.

 

Quais alternativas de financiamento podem ser mais vantajosas ?

 

A imagem mostra um homem contando suas moedas e pensando sobre como fazer Pix com cartão de crédito.É interessante olhar e avaliar as outras opções presentes no mercado antes de fazer Pix com cartão de crédito. 

 

O mercado financeiro oferece outras formas de financiamento. Um exemplo é o empréstimo consignado, em que as parcelas são diretamente descontadas do salário ou benefício. “As taxas de juros do consignado são as menores do mercado”, explica Gorestein.

 

A antecipação do Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é mais uma alternativa, com a parcela descontada diretamente do saldo FGTS do titular da conta. Em ambos os casos, em razão da garantia de pagamento, é possível pesquisar e encontrar taxas de juros abaixo de 2% ao mês, mesmo no cenário em que a taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) esteja alta.

 

Quais tarifas são cobradas para fazer Pix com cartão de crédito ?

 

Confira os valores cobrados para realizar Pix com cartão de crédito na menor taxa nas instituições citadas!.

 

Instituição financeira / Taxa

 

Digio / até 9,9% ao mês

BV / cobrança de IOF

Nubank / a partir de 2,49%

RecargaPay / 2,99% por transação feita

PicPay / 3,99% por transação feita

 

TARIFAS

 

Para fazer Pix com cartão de crédito, são cobrados juros num valor fixo por transação ou numa porcentagem do valor a ser transferido. Esse custo vai variar em cada instituição financeira.

 

Vale a pena fazer Pix com cartão de crédito ?

 

Como mostramos, existem poucas opções para fazer Pix com cartão de crédito e além disso, são cobradas taxas de serviço. Avalie a sua necessidade de dinheiro, pesquise outras alternativas de pagamento e escolha com consciência o que for melhor para você.

 

Se você chegou até aqui, já sabe que não é possível fazer Pix com cartão de crédito, embora alguns bancos e carteiras digitais estejam testando-o numa função parecida a um empréstimo. Caso opte por utilizá-lo, fique muito atento às taxas cobradas!.

 

Para quem se pergunta sobre como fazer Pix com cartão de crédito, vale dizer que o empréstimo nessa modalidade requer cuidados. “É importante avaliar a real necessidade de uso e verificar se o pagamento da nova dívida caberá no orçamento”, orienta Gorestein. Sem essa análise prévia, o consumidor fica sujeito a endividamento.

 

Embora exista a possibilidade de antecipar as parcelas e abater o valor dos juros, as taxas variam conforme os cartões. Por isso, a busca e a comparação de taxas cobradas em diferentes instituições e em variadas modalidades de crédito são recomendadas no processo de tomada de decisão.