Aprenda na prática: como fazer um cartão crédito mesmo negativado

Aprenda na prática: como fazer um cartão crédito mesmo negativado

julho 28, 2022 Off Por admin

 

Uma dificuldade comum para quem está com o nome negativado é a perda de acesso ao crédito. Solicitar um cartão de crédito com nome sujo pode parecer uma tarefa impossível, visto que as operadoras costumam consultar o cadastro de inadimplentes durante a análise de crédito.

 

No entanto, existem algumas alternativas de cartão de crédito para negativados no mercado. Conheça as opções disponíveis e as vantagens e desvantagens dessa modalidade de crédito.

 

Quando você compra no cartão de crédito, quem realmente paga o vendedor é a administradora do cartão. Ao pagar a fatura, você devolve o valor para a administradora. Ou seja, caso você não pague a fatura é a administradora que assume esse valor.

 

Como o nome já deixa claro, o cartão é uma forma de conseguir crédito, sendo esse o motivo das dificuldades de conseguir um cartão aumentarem quando você está com nome negativado.

 

A pessoa que está negativada pode procurar cartões que:

 

-não fazem consulta ao SPC e ao Serasa;

-recebem aprovação mesmo sem a abertura de conta no banco emissor;

-não solicitam comprovação de renda.

 

Pré-pago

 

O cartão de crédito pré-pago já é realidade para muitos negativados no Brasil. Essa modalidade não possui análise de crédito e de renda e nem requer abertura de conta bancária.

 

O dono do cartão deve recarregar o cartão para ter acesso ao crédito. Ou seja, é o próprio usuário quem estabelece o seu limite e não é possível que gaste mais dinheiro do que possui, como acontece nos cartões de crédito tradicionais.

 

Na prática, funciona de forma muito semelhante a um cartão de débito. Entretanto, funciona como um cartão de crédito e permite que o usuário tenha acesso a compras pela Internet ou no exterior, entre outras facilidades exclusivas do crédito.

 

O ponto negativo é que muitas vezes existem cobranças de taxas diversas, como de adesão, de saque, de recarga, anuidade, entre outras. Por isso, é preciso pesquisar e colocar na ponta do lápis para conferir se essa opção vale a pena.

 

Consignado

 

O cartão de crédito consignado costuma ser menos comum entre os negativados, mas é possível.

 

Essa modalidade é exclusiva para funcionários públicos, aposentados ou pensionistas do INSS, funcionários das Forças Armadas ou que trabalham em uma empresa privada no regime CLT que ofereça o benefício.

 

Não há consulta ao SPC ou ao Serasa, mas há análise de crédito e de renda. Isso definirá o limite do cartão e estabelecerá a margem consignável – que não ultrapassa 5% da renda mensal do titular.

 

Assim como no caso de um empréstimo consignado, o desconto acontece direto na folha de pagamento. Isso aumenta a confiança do banco ou instituição financeira, diminui o risco de calote e faz com que os juros sejam mais suaves.

 

Nesse sentido, essa modalidade se aproxima mais dos cartões de crédito tradicionais.

 

É possível fazer cartão de crédito com o nome negativado ?

 

Fazer um cartão de crédito é um dos maiores desafios para quem está com o nome sujo na praça. Apesar disso, existem opções sem consulta ao SPC e ao Serasa.

 

No entanto, antes de fazer um cartão de crédito estando negativado é preciso ter cuidado. Apesar de ser uma das formas de pagamento mais popular do Brasil, é a que possui uma das maiores taxas de juros.

Por isso, é muito importante que quem esteja negativado reflita antes de assumir esse compromisso que pode piorar a situação financeira.

 

A dificuldade do negativado em adquirir um cartão de crédito acontece porque os bancos e demais instituições não confiam que esse consumidor honrará o pagamento do crédito concedido.

 

De maneira geral, as duas modalidades mais comuns de cartão de crédito que atendem às pessoas com nome sujo são o pré-pago e o consignado. Neste tópico vamos entender melhor do que se trata cada uma dessas opções.

Ou seja, eles sempre avaliam o risco do negócio e, estatisticamente, quem já está com dívidas tem maiores chances de não pagar suas faturas no futuro, certo?

 

Se acaso isso acontecer, a situação do endividado ficará ainda pior: o valor devido aumentará muito, já que os juros do cartão de crédito são muito altos.

 

Apesar disso, em alguns casos esse serviço pode ser uma necessidade. Por isso, trouxemos algumas opções e dicas sobre como fazer cartão de crédito para negativado.

 

Como fazer um cartão de crédito mesmo negativado

 

1 – Avalie a necessidade de um cartão de crédito

 

O cartão de crédito pode ser uma boa opção para organizar as despesas em um só lugar além de facilitar a compra de produtos e serviços de alto valor, devido a possibilidade de parcelamento. No entanto, é também uma das principais causas do mau endividamento, já que o crédito rotativo apresenta taxas elevadas de juros.

 

O melhor caminho é tentar negociar as dívidas e limpar o seu nome antes de recorrer ao cartão de crédito.

 

2 – Conheça as opções disponíveis

 

Nem todas as instituições financeiras oferecem essa opção de crédito para negativados, mas é importante pesquisar as opções disponíveis e comparar as condições oferecidas por cada uma. Esse é o melhor caminho para evitar cair em armadilhas ao fazer cartão de crédito com nome sujo pela internet.

 

3 – Avalie os custos envolvidos

 

Encontrou uma opção interessante? O trabalho não acaba por aqui. Verifique as condições para contratação e os custos envolvidos, como taxa de anuidade, taxa de juros do rotativo e se há cobrança se seguros e taxas adicionais. 

Muitas vezes, para compensar o risco de inadimplência, a operadora de cartão de crédito pode cobrar taxas elevadas do consumidor.  No final, a conta não irá fechar e você poderá ficar no prejuízo.

 

O cartão de crédito para negativado vale a pena ?

 

Quem possui restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito não precisa abrir mão das vantagens oferecidas pelo cartão de crédito. A praticidade de não precisar carregar grandes quantias em dinheiro e parcelar compras fazem do cartão de crédito a modalidade mais utilizada pelos brasileiros.

 

Vale lembrar também que os cartões são a principal forma de pagamento para as compras realizadas pela internet. Contudo, é preciso utilizar o recurso com cautela, a fim de evitar um descontrole financeiro, o que vai dificultar a regularização da sua situação.

 

Se possível, procure negociar suas dívidas com os bancos antes de optar pela ferramenta. Um empréstimo para negativados pode ser uma boa saída para quitar as dívidas e retomar o controle sobre sua finanças.

 

Se você é funcionário público, aposentado ou pensionista, verifique se tem margem consignável  disponível para solicitar um empréstimo consignado, pois esta é, sem dúvidas, a opção mais saudável para negativados. O empréstimo consignado da Creditas, por exemplo, também está disponível para negativados.

 

Com a garantia de pagamento, os juros oferecidos no empréstimo consignado são os mais baixos do mercado, fazendo com que as condições fiquem ainda melhores para quem está com o nome sujo.