Sete dicas para proteger seu cartão de crédito em compras online pela internet
setembro 23, 2022
O cartão de crédito é uma forma de pagamento mais rápida e acessível para fazer compras, principalmente em lojas online, assim como o PIX. Apesar de ser um hábito para a maioria dos brasileiros, o número de vítimas que tiveram os seus dados do cartão roubadas tem aumentado com o uso da internet.
Com apenas um clique, você pode fazer uma compra pela internet. A facilidade em utilizar o cartão de crédito como uma forma de pagamento, principalmente em lojas virtuais, torna esse dado alvo de terceiros mal intencionados. Saber como proteger os seus dados é importante para não cair em possíveis golpes.
Infelizmente, muitas vezes apenas descobrimos o vazamento das informações de nosso cartão de crédito ao perceber uma transação desconhecida em nosso extrato, compras efetuadas em aplicativos, ou apenas na chegada do nosso boleto bancário.
A boa notícia é que ao adotar determinados cuidados ao utilizar o seu cartão de crédito você pode diminuir as chances de ter os seus dados acessados por terceiros e até mesmo diminuir as consequências de um possível vazamento.
Um cartão de crédito é algo fácil de ter e pode ser também bastante útil. O que pode ser por vezes um motivo de discussão tendo em conta as vantagens e desvantagens do seu uso, é garantido que se torna num meio de pagamento cómodo. Contudo, convém estar alerta para alguns procedimentos de segurança com o cartão de crédito.
As compras pela internet estão mais comuns e isso exige que os clientes estejam atentos para não cair em golpes. Para aproveitar as promoções com preços mais baixos ou comprar com mais praticidade sem sair de casa, é importante tomar cuidado para que o cartão não seja clonado ou tenha os dados roubados.
Sete dicas para proteger seu cartão de crédito em compras online pela internet
1 – Pague com o cartão virtual
O cartão virtual é uma das opções para realizar compras pela internet e pode também ser uma das mais seguras. Esta forma de pagamento não substitui o cartão físico do cliente e as compras feitas são associadas regularmente à fatura do usuário. O diferencial do modelo é que alguns bancos e fintechs oferecem o cartão virtual temporário, sendo possível utilizá-lo apenas uma vez, o que deve evitar golpes em compras online.
2 – Tenha um cartão pré-pago
O cartão pré-pago é uma opção que funciona como um cartão de débito. Com ele, é possível realizar compras virtuais e também em lojas físicas a partir do saldo que foi depositado previamente. A vantagem é que o usuário consegue planejar o depósito do valor necessário para realizar uma compra específica e, assim, evitar possível golpes.
Com o modelo, no entanto, não é possível parcelar as compras feitas, já que o pagamento é realizado de acordo com a quantia em dinheiro disponível e a versão pré-paga não gera boletos para serem pagos.
3 – Adicione camadas extras de segurança
Algumas opções de cartão de crédito possuem camadas extras de segurança e, com isso, o usuário consegue realizar as compras de forma mais segura. Um exemplo é a bandeira Mastercard, que possui a tecnologia Mastercard Identity Check. Ela permite que o cliente autentique suas compras antes de que elas sejam efetuadas. Assim, é mais fácil identificar as tentativas de fraudes.
Já as tecnologias que adicionam camadas extras de segurança por parte do vendedor podem não estar presentes em todos os sites, pois são os lojistas que decidem qual será usada. Caso a loja online utilize o recurso de segurança, o cliente que comprar algo receberá uma confirmação no aplicativo do cartão de crédito no celular.
4 – Não salve os dados da compra nos sites
Ao comprar pela internet, os navegadores tendem a armazenar os dados do usuário para que as compras futuras sejam efetuadas com mais comodidade. Contudo, é mais seguro não salvar suas informações e preencher os dados sempre que for realizar uma transação em lojas virtuais. Para isso, é necessário desativar o preenchimento automático no navegador em uso. Confira a seguir como desabilitar o recurso.
5 – Evite dar informações de seu cartão por telefone
Quando você receber uma ligação do banco onde você possui uma conta corrente, de sua faculdade, de sua operadora de celular, ou qualquer outra empresa, não ofereça as suas informações pessoais. Desligue o telefone se o suposto funcionário pedir para você confirmar seus dados ou dizer eles pelo telefone.
Priorize ligar para os telefones oficiais da instituição financeira ou empresas. Dessa forma, você pode ter certeza que não se trata de um golpista atrás da linha que, por algum motivo, teve acesso a algumas informações de você.
6 – Faça compras apenas em sites seguros
Apesar de sites facilitarem a compra de produtos e serviços com apenas alguns cliques, nós devemos tomar o cuidado redobrado ao escolher uma empresa para fazer uma compra.
É comum a prática de golpistas criarem sites de empresas falsas para conseguirem obter dados do cartão de crédito de usuários. Dê prioridade a fazer compras online em empresas confiáveis ou por recomendação de seus amigos e família. Outra forma de verificar a autenticidade de uma loja online é verificar a reputação da empresa.
Antes de fazer uma compra online, verifique se o site está utilizando a tecnologia de criptografia HTTPS. Essa tecnologia protege os dados enviados pelo usuário contra acesso de terceiros. Basta verificar se o início do endereço do site inicia com HTTPS e se há um ícone de cadeado na frente do endereço.
7 – Não salve informações do cartão de crédito em sites
Lembre-se de não salvar as informações de seu cartão de crédito ao realizar pagamentos onlines, ainda que seja um site confiável. Sites sofrem constantemente ataques de hackers e quando há o vazamento de dados, o seu e-mail, senha e até cartão de crédito ficam expostos na internet.
O Google Store, por exemplo, é uma loja de conteúdo virtual que permite que você salve o seu cartão para realizar compras em aplicativos com um só clique. No entanto, basta um vazamento de dados para que terceiros tenham acesso a todos os cartões de crédito gravados e efetuem compras.
Por isso, certifique-se de marcar a opção de “salvar cartão para compras futuras” ao finalizar uma compra online. Priorize preencher as informações de seu cartão manualmente toda vez que precisar fazer um pagamento online.
Tão importante quanto controlar os gastos, proteger o seu cartão de crédito de golpes e fraudes, pode evitar muita dor de cabeça e contribuir com sua saúde financeira.
Faça por adotar e seguir estas medidas de prevenção e segurança. Infelizmente, são vários os tipos de fraude de que pode facilmente ser vítima. Estes procedimentos de segurança com o cartão de crédito podem ajudar.
Infelizmente, as redes públicas de internet não garantem a proteção dos seus dados durante a sua navegação na internet. Basicamente, toda informação trocada durante a conexão através dessa rede de Wi-fi pode ser acessada por terceiros e roubadas para fins mal intencionados. Por exemplo, ao realizar um pagamento online através desse Wi-fi, você pode ter as informações do cartão de crédito roubada.
Priorize utilizar a sua rede 3G/4G ao invés de rede pública para fazer transações online, pagamentos, utilizar suas informações financeiras e outro tipo de dados pessoais.