Dicas para aproveitar as vantagens do cartão de crédito em 2023

Dicas para aproveitar as vantagens do cartão de crédito em 2023

junho 6, 2023 Off Por admin

 

É cada vez maior o número de brasileiros que passam a usar os cartões (crédito, débito ou de loja) como meios de pagamento. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulgou uma série de dados que mostra que a parcela de brasileiros com algum tipo de cartão já chega a 75% (era de 68% em 2008).

 

A posse do cartão de crédito passou de 48% em 2008 para 52% neste ano. O estudo da Abecs indica, por exemplo, que o número de pessoas que costumam pagar com cartão de crédito na Internet saltou de 13% em 2010 para 20% em 2012, uma alta expressiva.

 

Faz tempo que ele já é conhecido como o “dinheiro de plástico”. Afinal, o cartão de crédito já deixou de ser exclusividade para ser comodidade e garantir o acesso às compras para qualquer pessoa. Se você quer aproveitar uma oferta pela internet, por exemplo, vai precisar de um cartão de crédito. Além disso, para quem gosta de viajar tem sempre a vantagem das milhas. Já os que precisam mobiliar a casa ou conquistar um item de preço maior têm a facilidade de parcelar sem juros. 

 

Enfim, as vantagens de possuir um são muitas. No entanto, você precisa estar atento à forma de pagamento, vencimento da fatura e os juros. Para garantir uma boa experiência e ter acesso às vantagens, separamos um passo a passo do uso do cartão de crédito. 

 

O que é cartão de crédito ?

 

O cartão de crédito é um recurso para pagamento com um prazo maior. Quando você compra qualquer coisa com ele, é como se pegasse um empréstimo com a instituição financeira, podendo pagá-la em até 40 dias. E esse “empréstimo rápido” não possui juros nenhum, desde que você pague a fatura na data combinada.

 

Para conseguir um cartão de crédito, é importante ter disciplina financeira, porque o banco faz análises de comportamento de compra dos clientes. Aqueles que sempre pagam suas contas atrasadas, têm renda indefinida e comprometem parte dos ganhos com empréstimos altos, por exemplo, costumam ter o pedido negado.

 

Isso acontece porque o banco entende que as chances de inadimplência são altas e prefere não assumir esse risco. Organizar as finanças pessoais, portanto, é o primeiro passo para ter um cartão de crédito e aproveitar todas as vantagens dele.

 

Como usar melhor o cartão ?

 

Os usuários da pesquisa foram perguntados sobre as vantagens de cada tipo de cartão. No caso do cartão de crédito, foco deste texto, os pesquisados apontaram como pontos fortes a segurança, o parcelamento da compra sem juros e a praticidade. Os problemas também foram lembrados: juros do rotativo, a anuidade e a falta de controle nos gastos.

 

O dilema do uso consciente do cartão está relacionado às suas características e ao uso que os brasileiros fazem dele. Você reparou que entre as vantagens está a possibilidade de parcelar e a praticidade? Ou seja, é fácil usar e comprar em “muitas vezes”. Mas depois apontamos que a falta de controle nos gastos é um algo crítico. Algumas sugestões podem tornar o cartão de crédito mais amigável:

 

Dicas para aproveitar as vantagens do cartão de crédito em 2023

 

Categorize os gastos do cartão de crédito e mantenha-os no orçamento doméstico

 

A falta de controle nos gastos não é uma desvantagem do cartão de crédito, mas uma consequência de não registrarmos as despesas de forma organizada. A frase soa óbvia? Então pense no seu orçamento. É grande a chance de existir em sua planilha ou caderno uma inchada categoria chamada “Cartão de Crédito”, sem as devidas anotações sobre onde e por que os gastos foram feitos. Eu escrevi sobre isso em um artigo recente na Você S/A (clique para ler).

 

Combustível? Alimentação? Roupas? Lazer? Como saber se você está exagerando nas compras com o cartão de crédito se não há uma separação clara dos gastos realizados através dele? Percebeu?  A solução é simples: você tem que detalhar os gastos do cartão de crédito, associando-os com as categorias pré-definidas e que você já usa para dinheiro, cheque e etc. O cartão de crédito é um meio de pagamento, não o pagamento em si. Faz sentido?

 

Estabeleça um limite de gastos e respeite-o

 

Outro deslize comum é gastar mais do que o possível e ter que pagar apenas o mínimo ou simplesmente deixar parte da fatura sem pagar. Isso acontece porque é fácil comprar com o cartão (foi isso que dissemos na pesquisa). 

 

O fato de não termos que ter o dinheiro na hora da compra é somado ao terrível uso da contabilidade mental. O resultado é que optamos por parcelar sempre que possível – e vamos somando as parcelas na nossa cabeça, sempre nos esquecendo de algo (propositalmente ou não), justificando as contas e/ou inventando uma solução.

 

A realidade, no entanto, é outra: estouramos o orçamento. A solução é manter o orçamento atualizado, tendo sempre em mãos o limite possível de gastos para os dias que ainda restam até o fechamento da fatura. Vale acessar periodicamente a fatura do cartão de crédito via Internet, vale anotar o que tem comprado com o cartão, vale andar com um lembrete do quanto ainda pode gastar, vale tudo para respeitar seus limites.

 

Evite ter mais de dois cartões de crédito

 

Imagine as contas de cabeça somadas a diversos cartões de crédito. Comprou um pouco aqui, outro pouco acolá, parcelou no cartão do Banco 1, na loja optou pelo cartão de lá e por ai vai. Sem registrar e manter um histórico atualizado das faturas, o fim do mês provavelmente será de muita confusão.

 

Melhor não “dar sopa pro azar”, né? Seja sensato e administre um número menor de cartões de crédito, preferencialmente com datas de fechamento e vencimento diferentes. Ter um cartão que vence no dia 15 e outro no dia 30 permite que você gerencie melhor seu fluxo de caixa e como deverão estar dispostas as despesas.

 

Prefira cartões cujas vantagens são realmente palpáveis

 

Adianta ter um cartão que some pontos e mais pontos para serem trocados por uma TV ou coisa do tipo, mas que exija que você gaste “rios de dinheiro” para acumular o saldo necessário para o tão sonhado objeto? É bem provável que a tal TV seja a mais cara que você vai adquirir (se conseguir somar os pontos, o que será um grande desafio). Os benefícios existem e são reais, mas você precisa saber se eles se encaixam em seu estilo de vida, volume de gastos e, principalmente, se fazem sentido para sua família. 

 

A solução é começar por buscar informações sobre os benefícios do seu atual cartão de crédito e relembrar suas mais recentes utilizações das vantagens oferecidas. Você pode estar usando um cartão diferente de você – ou, se preferir, está deixando de usufruir de alguns benefícios.

 

Parcele as compras em no máximo três vezes e inclua as parcelas futuras no orçamento

 

Este item está intimamente relacionado aos itens 1 e 2, mas merece um espaço único de discussão. O parcelamento é visto como um grande diferencial dos cartões, mas é também um aspecto reconhecido pela indústria como o responsável pelos altos juros cobrados no rotativo. Há quem diga que os juros só cairão se o parcelamento sem juros for extinto ou dificultado.

 

O excesso de parcelas é perigoso porque facilita demais o consumo e dá a falsa sensação de que as contas estão sob controle. Algo que custa muito mais do que você pode pagar fica acessível se o pagamento acontecer em 12 vezes? Não, o produto continua fora do seu alcance é importante reconhecer a necessidade de planejar-se e lidar melhor com a frustração.

 

A beleza da organização financeira está nos óbvios passos (sempre óbvios!) que temos que tomar para tirá-la do papel. A vantagem dos cartões é clara: segurança, praticidade, a possibilidade de concentrarmos os pagamentos em uma única data e os benefícios da fidelização.

 

É claro que as taxas cobradas no cartão são elevadas, o que merece atenção redobrada. Mas, em geral, o problema é que confundimos a ferramenta (o meio) de pagamento com a falta de planejamento financeiro e atenção necessária para usá-la de forma inteligente e vantajosa. Podemos fazer melhor!.

 

Passe todas as transações no crédito, incluindo as contas do dia a dia

 

Rosangela Boos, coordenadora de cartões e adquirência da Central Ailos, aconselha que todas as transações sejam realizadas no crédito. “Dessa forma, você pode acumular mais pontos e trocar por milhas”, diz.

 

Rodrigo Góes acrescenta que poucas pessoas sabem, mas é possível pagar contas do dia a dia, como de água e luz, com o cartão de crédito. Segundo ele, isso ainda ajuda na gestão do orçamento, já que o consumidor concentrará todas as contas em uma mesma data de pagamento.

 

Compre em sites parceiros

 

Grande parte dos sites de compras, como alguns dos principais e-commerces, são parceiros de clubes de fidelidade e beneficiam os compradores com milhas extras ou cashbacks por gastarem através do link parceiro do programa.

 

“A parceria visa oferecer mais vantagem para promover a fidelidade do consumidor e o preço continua o mesmo. Por isso, antes de comprar qualquer item, pesquise o valor nos sites parceiros”, aconselha Góes.

 

Nunca transfira milhas sem bônus

 

“Muitas pessoas passam a acumular mais milhas apenas com a mudança de comportamento, porém pecam na hora de transferir os pontos do cartão”, lamenta Rodrigo Góes.

 

Segundo ele, o “pulo do gato”, está na hora de transferir as milhas para os programas e convertê-los em viagens ou renda-extra. A indicação é que nunca seja feito de 1 para 1. Ou seja: sem ganhar nenhuma bonificação. Isso porque promoções que oferecem milhas extras ocorrem com frequência, basta se planejar, ser estratégico e, com isso, aumentar seu acúmulo sem precisar desembolsar um centavo a mais para isso.

 

Faça as contas

 

Nem sempre vai valer a pena utilizar suas milhas na troca por produtos, passagens e afins. Por isso sempre vale fazer as contas. Segundo Rodrigo Góes, o cálculo que deve ser feito é o seguinte: pegue a quantidade de milhas necessárias para trocar pelo determinado produto ou serviço; calcule quanto renderia se você as vendesse; compare com o valor que aquele mesmo produto ou serviço custa em dinheiro.

 

Exemplo: uma passagem aérea está saindo por 50 mil milhas ou R$ 350,00 em dinheiro. Na plataforma de venda, cada milheiro está saindo por R$ 25. Ou seja: R$ 1.250,00. “Faz muito mais sentido você vender as suas milhas, pagar a passagem e ainda vai sobrar dinheiro”, diz o especialista.

 

O mesmo vale para o cashback. No caso, é necessário observar se, mesmo com a volta de um percentual do dinheiro gasto, o custo do produto continuou mais caro em relação a outros sites de venda.

 

Escolha o melhor cartão para você

 

De acordo com Rosangela Boos, a maioria dos cartões oferecem vantagens e benefícios, mas é necessário direcionar os seus pontos com base em suas necessidades. Não adianta, por exemplo, escolher um cartão que tem parceria com companhias aéreas, se você não gostar de viajar.

 

Rodrigo Góes acrescenta que, no momento da escolha, nem sempre anuidade é ruim. “Existem cartões que pontuam 1,5 vezes e que possuem anuidade, e muitas pessoas acham que por isso eles são ruins. Não necessariamente”, diz o educador financeiro. Segundo ele, muitas vezes só as vantagens em si já compensam o custo. Além disso, dependendo do seu gasto, é possível que fique isento da taxa.

 

Quais as vantagens do cartão de crédito ?

 

Muita gente considera o cartão de crédito um vilão do endividamento. De fato, o consumo descontrolado e incompatível com a sua renda pode causar um grande prejuízo nas suas finanças.

 

Por outro lado, utilizá-lo de maneira consciente e organizada pode render muitos benefícios! Conheça algumas das vantagens do cartão de crédito e descubra as melhores formas de usá-las:

 

Possibilidade de parcelar suas compras

 

Imagine que sua geladeira quebrou e você não tem todo o dinheiro para comprar uma nova. Esse é um gasto que não pode esperar, certo? Com o benefício do cartão de crédito, você pode dividir o valor do eletrodoméstico em várias vezes, de forma que você consiga se planejar para pagar as parcelas mensalmente.

 

Além disso, mesmo que você tenha um fundo de emergência para socorrer nessas situações, nem sempre gastá-lo com isso é a melhor decisão. Tem lojas que não oferecem desconto para o pagamento à vista e outras que permitem o parcelamento da compra sem acréscimo de juros.

 

Nesse caso, é melhor usar o cartão e fazer alguns ajustes no orçamento do dia a dia, levando em consideração o valor das parcelas e em quantas vezes você decidiu parcelar. Assim, a sua reserva fica intacta para ser usada em momentos em que o pagamento à vista seja vantajoso ou necessário.

 

Praticidade

 

Já aconteceu de você sair de casa para pagar as contas do mês e no meio do caminho lembrar que precisava comprar alguma coisa no mercado? Se não estiver levando dinheiro suficiente para tudo, vai precisar voltar em casa para buscar o restante, por exemplo. Por isso, sem dúvidas, a praticidade é uma das maiores vantagens do cartão de crédito: você pode usar seu dinheiro, mas sem a necessidade de ficar indo toda hora até um caixa eletrônico para sacar em espécie.

 

Entretanto, é necessário lembrar que, da mesma forma que o cartão oferece praticidade, ele pode facilitar as compras por impulso e fazer você gastar mais do que deveria. Portanto, tenha cuidado e acompanhe sempre seus gastos no aplicativo.

 

Segurança na hora de comprar

 

Andar com muito dinheiro no bolso é perigoso. Quando você precisar comprar algo mais caro, a recomendação é sempre pagar com cartão — seja débito ou seja crédito. Além de ser uma questão de segurança, essa é outra das principais vantagens do cartão de crédito.

 

Muita gente ainda tem medo de usar cartão por causa das fraudes e, depois, ter que pagar por aquilo que não comprou. Os cartões de crédito têm diversos mecanismos de segurança e, em algumas situações de furto de cartão, você pode ser ressarcido pela instituição financeira.

 

Mesmo assim, é importante tomar alguns cuidados, por isso:

 

– Sempre compre em sites de confiança;

– Confira o valor na máquina antes de digitar a senha;

– Nunca passe sua senha para terceiros e nem ande com ela anotada em papéis.

 

Agilidade

 

Outro dos benefícios do cartão de crédito é a possibilidade de pagar o cinema, estacionamento e lanches em máquinas de autoatendimento sem precisar enfrentar filas. As compras feitas pela internet também são aprovadas mais rápido quando o pagamento é feito com o cartão.

 

Além disso, você já percebeu a dificuldade do comércio em dar troco? Quando você paga em dinheiro, às vezes, precisa esperar um pouco mais no caixa até o atendente conseguir trocar o dinheiro para devolver a sua parte. Sem contar que nem sempre você recebe todos os centavos corretamente.

 

Com o cartão de crédito, a cobrança é rápida e exata. Se o total da sua compra for R$57,93, por exemplo, você não pagará nada além disso. Uma comprinha apenas até pode não fazer a diferença, mas de centavo em centavo você pode acabar perdendo algum dinheiro.

 

O cartão de crédito facilita muito o nosso dia a dia, não é mesmo? Não precisamos mais sair com muito dinheiro no bolso, dá para dividir compras maiores sem que a parcela pese no orçamento e até aproveitar programas de vantagens, como milhas e cashbacks.

 

Mas para conseguir tirar proveito das vantagens do cartão de crédito, é fundamental ter um bom controle financeiro. Não dá para encarar o limite dele como se fosse uma renda extra: já que o cartão funciona como se fosse um empréstimo rápido e não pagar a fatura em dia pode gerar juros altos.